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Vereador trabalha por reativação de Escola Família Agrícola em Rodrigues

A EFA poderá ser reaberta no município em 2018 e está tendo o apoio da AMEFA %u2013Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas

Sidney Ferreira, Prefeito Eugênio Vilela e representantes da comunidade visitam a escola

          O vereador Sidney Ferreira visitou juntamente com o Prefeito Eugênio Vilela a escola da Comunidade Rural de Rodrigues, como parte da agenda de trabalho para implantação da Escola Família Agrícola - EFA nas instalações da antiga Escola Rural padre Adolfo Kolping. Também estiveram presentes os representantes da Associação da Escola Família Agrícola Kolping do Centro Oeste Mineiro; Fernando Luis de Melo, Divino Lima Fernandes, Zelia Maria da Silva, Joel Francisco da silva, Francisco Sidney Alvarenga.

          A EFA poderá ser reaberta no município em 2018 recebendo jovens de várias cidades da região. O projeto está tendo o apoio da AMEFA %u2013Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas, porém, para voltar a funcionar, deve estar reformada párea receber os alunos.

          O secretário adjunto de Obras José Ronaldo avaliou a construção e o Prefeito, por intermédio do vereador Sidney Ferreira, se comprometeu a repassar o material de construção para que a obra seja concretizada.   O vereador Sidney Ferreira propôs aos representantes da comunidade que seja feito um mutirão para realizar a reforma. "Precisamos nos unir e movimentar esta instituição que não apenas escolariza, mas que organiza a comunidade, forma lideranças, profissionaliza jovem e capacita adultos", afirma o vereador.

           A EFA é direcionada aos adolescentes da área rural, incluindo educação básica e profissional, formação de lideranças e prevenção do êxodo rural. Sua estrutura eqüivale à de um internato rural, mas o regime de freqüência é diferente: o aluno passa uma semana em estudos e a outra em casa (pedagogia da alternância). A alternância busca conectar dois universos que tradicionalmente se ignoram ou mesmo competem pelo presente e o futuro do jovem do campo. Dessa forma, possui uma proposta pedagógica adequada às características da vida rural, procurando, além de fixar o homem no campo, servir como instrumento do desenvolvimento agrícola.

 

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