Notícias

Sidney Ferreira solicita implantação de sistema de descarte de objetos inservíveis

Denominado "Cata-Treco" o serviço possibilitará o descarte correto de móveis e entulhos

          Durante a reunião ordinária realizada no dia 19 de março, o vereador Sidney Ferreira solicitou à Prefeitura de Formiga que fosse criado um sistema de recolhimento de objetos domésticos inservíveis – apelidado como “Cata-Treco”, para que seja feito o descarte correto dos mesmos.

          De acordo com o parlamentar, esta prática já está sendo adotada por prefeituras de várias cidades do país, com o objetivo de manter a cidade cada vez mais limpa e conscientizar a população sobre o descarte correto de móveis e objetos inservíveis. O serviço de recolhimento é oferecido gratuitamente pelas secretarias responsáveis pela limpeza urbana.

          O Cata-Treco atuaria diretamente no recolhimento de sofás, camas, colchões, mesas, fogões, guarda-roupas, geladeiras, microondas e outros móveis e eletrodomésticos em desuso, evitando sejam descartados clandestinamente nas vias públicas, praças, terrenos baldios e margens de rios.

         “É importante ressaltar que o cidadão não deve depositar esses materiais na porta de casa. O caminhão compactador é usado apenas para retirar o lixo domiciliar, composto por orgânico e rejeito” declarou o vereador.

          De acordo com pesquisas realizadas pelo Gabinete do Vereador, em algumas cidades os  materiais recolhidos, que ainda podem ser reutilizados, são encaminhados à triagem, onde passa por uma seleção para ser doado à população carente, beneficiando diversas famílias. Já o que não pode ser reaproveitado, é destinado aos Aterros Sanitários.

Textos relacionados