Notícias

Sidney Ferreira solicita apoio na implantação de um posto de coleta do Hemominas em Formiga

De acordo com o vereador esta luta é antiga e de extrema importância para salvar vidas

          Há algum tempo o vereador Sidney Ferreira, mesmo antes de ser vereador, tem lutado para conseguir a implantação de uma unidade do Hemominas em Formiga. Na última reunião o parlamentar lembrou que em 2013, ele enquanto Presidente do Rotary, juntamente com o vereador Mauro Cesas, foram a Belo Horizonte, e conseguiram a aprovação do Estado. De acordo com Sidney Ferreira, naquela ocasião, trouxeram o projeto pronto e até a minuta do contrato, porém, o governo não deu continuidade ao processo.

          Sidney lembrou ainda que membros da direção do hemonúcleo de Divinópolis do Hemominas estiveram em Formiga em março deste ano, para uma reunião com o prefeito Eugênio Vilela. Na ocasião, ficou acordado de que a Gestão Municipal irá avaliar a possibilidade de criar um Pace (Posto Avançado de Coleta Externa) na cidade.

          Durante a reunião da Câmara Municipal, Sidney solicitou mais uma vez que o executivo se empenhe na implantação deste PACE. "Já tinha ficado acertado até a possibilidade deste PACE ser no posto de Saúde Abílio Coutinho, que tem as condições físicas necessárias e uma localização favorável também. É importante ressaltar que o número caiu nos últimos anos devido a problemas com o transporte e que buscar mais doadores de extrema importância para salvar vidas".

O Pace

          O Pace tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos duas ou quatro vezes por mês.

Essa nova modalidade de realização de coleta acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura/Secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes.

Textos relacionados