Notícias

Sidney Ferreira cobra investimentos na Merenda Escolar

Foi solicitado informações à Secretaria de Educação sobre como está sendo tratada esta questão nas escolas

O vereador quer saber quanto foi investido neste setor e como está a qualidade do cardápio oferecido às crianças no intervalo escolar

         No início desta semana, durante a reunião da Câmara Municipal do dia 23 de outubro, o vereador Sidney Ferreira solicitou à Secretaria  Municipal de Educação,  informações  sobre como está sendo tratada a merenda escolar. O vereador quer saber quanto foi investido neste setor e como está a qualidade do cardápio oferecido às crianças no intervalo escolar.

         A alegação do vereador é de que a merenda escolar é algo de importância única, já que as crianças passam a maior parte do dia na escola. De acordo com ele, em Formiga, existe muitos casos de alunos que contam com a refeição escolar como a principal fonte de alimentação e nutrição. “Eles já vão para a escola esperando a merenda. Quero dados para que possamos analisar a merenda escolar, se ela está a contento e com qualidade”. Sidney relembrou o ano de 2004, na administração de Juarez Carvalho, quando Formiga foi referência na gestão da merenda escolar, tendo sido premiada no congresso Nacional de Experiências Inovadoras e Exitosas da Merenda Escola, pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, por ter ficado entre as 10 melhores do país. À época, o SEMAE era coordenado pelo nutricionista Othon Teixeira Silva Sobrinho e pelo supervisor Antônio de Pádua Elias de Souza. Em 2009, o projeto recebeu o Prêmio Cidadão do Mundo, ofertado pelo Jornal Hoje em Dia.

         Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas a merenda nas escolas tem como objetivo atender às necessidades nutricionais do educando durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para seu crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar, bem como promover a formação de bons hábitos alimentares. A má qualidade da alimentação nas escolas, no entanto, é um dos principais fatores que comprometem a segurança alimentar da população jovem brasileira.

          Além disso, existe o caráter pedagógico da merenda escolar na escola pública, que produz melhor rendimento escolar. Cabe à escola oferecer uma merenda nutricionalmente adequada para captar o máximo incentivo da criança aos desafios de uma resposta intelectual aos problemas pedagógicos.

         Sidney Ferreira abriu espaço em suas redes sociais, site e gabinete para que o cidadão que tiver alguma consideração sobre o assunto possa enviar.

Textos relacionados