Notícias

Setembro Amarelo chama atenção para a prevenção ao suicídio no país

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 9 em cada 10 suicídios poderiam ser evitados com auxílio profissional

          O mês de setembro é marcado pelo 'Setembro Amarelo', campanha de prevenção do suicídio. E atualmente, a mobilização do tema se faz necessária devido ao aumento destes casos em todo o país.

            No Brasil, os números preocupam os médicos. Diariamente, pelo menos 30 casos são registrados por dia. Em Formiga, onde o índice de suicídio também é alto.

            Os funcionários do CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial desenvolvem importantes trabalhos nesse sentido durante o ano inteiro, e nesse Setembro Amarelo, mas falta investimento no setor, já que a unidade atende aproximadamente 7.200 pacientes.

             O vereador Sidney Ferreira já realizou vários pedidos de melhorias para desde o início deste mandato. “ Uma das primeiras visitas que fiz ao assumir meu mandato foi ao CAPS, onde pude constatar um enorme descaso, e desde então, estou frequentemente solicitando ao executivo a implantação de um espaço de convivência, a contratação de mais médicos psiquiatras e mais psicólogos, além de melhorias no espaço físico, mas infelizmente sem sucesso”, afirma.

            A última solicitação do vereador foi por meio do Ofício 232/2018/SCMF, de 05 de junho/2018, no qual solicitou relatório detalhado com a movimentação financeira e orçamentária do CAPS. A resposta foi recebida nesta terça-feira, 04 de setembro, porém insatisfatória para o vereador.

 

Textos relacionados