Notícias

Faixa de pedestre poderá melhorar travessia de avenidas

Esse tipo de travessia proporciona mais segurança para os pedestres e acessibilidade aos portadores de necessidades especiais

          Nesta semana, em reunião com o Prefeito Eugênio Vilela e o secretário de Obras Flávio Passos, o vereador Sidney Ferreira solicitou que seja adotada em Formiga a faixa elevada para pedestre, começando pelas áreas escolares. A  finalidade é facilitar a mobilidade de pessoas com restrições físicas, cadeirantes, crianças e idosos,  pois ao invés do pedestre ter  que descer ao nível da pista e depois retornar ao da calçada é o veículo que se vê obrigado a diminuir a velocidade pelo obstáculo que é colocado a sua frente.

          Diversas cidades já adotaram essa medida, que já é regulamentada pela  Resolução do Conselho Nacional de Trânsito n. 495/14, que "estabelece os padrões e critérios para a instalação de faixa elevada para travessia de pedestres em vias públicas".

          A utilização da faixa elevada para travessia de pedestres, como forma de moderação de tráfego, não é exclusividade ou invenção do Brasil, fazendo parte de um conjunto de medidas voltadas ao uso compartilhado da via pública, de maneira segura, primando pela menor velocidade dos veículos automotores, e com prioridade ao pedestre, o que tem sido muito comum em outros países, como Inglaterra, Alemanha, Holanda, entre outros, recebendo a denominação de traffic calming, a demonstrar justamente a intenção desta intervenção: acalmar o tráfego.

          De acordo com o vereador Sidney Ferreira, conquistar mais segurança no trânsito é uma das suas preocupações. "Por isso, solicitei à Admiistgração Municipal que invista em faixas elevadas e obtive a aprovação do Prefeito e do Secretário de Obrass. Além de obrigar a redução de velocidade elas representam mais segurança para o tráfego de pedestres e portadores de necessidades especiais, já que oferecem uma passagem no mesmo nível da calçada", afirma Sidney!

 

 

Textos relacionados