Notícias

Aprovado Projeto que garante igualdade na matrícula em escolas e creches municipais

De autoria do vereador Sidney Ferreira a Lei prevê um sistema de fila única para as crianças que necessitam de vagas escolares

              O Projeto 201/2018,  apresentado pelo vereador Sidney Ferreira no dia 09 de Julho, que trata da informação sobre a demanda por acesso de crianças na Rede Municipal de Ensino, foi aprovado por unanimidade na reunião ordinária de 1º de Outubro.

               A proposta prevê um sistema de fila única no qual todas as crianças que precisam de vagas nas escolas da Rede Municipal de Ensino devem procurar a secretaria de qualquer unidade escolar e fazer o cadastro on-line.

               Sidney Ferreira explica que com esse sistema, não existe nenhum contato externo que possa mudar o posicionamento na fila, ou seja, a partir do momento do cadastro, fica registrado o dia, a hora e até mesmo os segundos, colocando a criança em uma fila de espera on-line que é justa, sendo possível cadastrar três opções de escola e a criança será chamada para a que abrir vaga primeiro.

              Ao se tornar Lei, o sistema deverá ser implantado com o objetivo de oferecer mais transparência nesse processo de procura de vagas, principalmente nas creches, ao mesmo tempo em que é possível ter um controle maior e mais justo, respeitando a ordem de cadastro de todas as crianças interessadas. "Esse sistema já é utilizado em algumas cidades do sul do país, e tem sido objeto de estudo do MEC. Se colocado em prática, nos deixará com a certeza que estamos sendo justos com todas as pessoas, pois, através do cadastro, ficam todos na mesma fila", finaliza.

Conheça o Projeto 201/2018 na Integra.

Textos relacionados