Câmara

O início da formação Legislativa em Formiga

Conheça as primeiras formações da Câmara em Formiga, os vereadores e os locais que eram realizadas as reuniões.

Em 1981, as reuniões da Câmara passaram a acontecer no prédio da Biblioteca Pública Municipal

A primeira eleição de vereadores da Câmara da Vila de Formiga ocorreu em 7 de setembro de 1839, ficando assim formada a primeira Câmara: João Caetano de Souza, Honório Hermeto Corrêa, Joaquim Carlos Ferreira Pires, Francisco de Paula e Silva, Francisco Teixeira de Carvalho, Manoel Barbosa de Faria e Modesto Antônio de Faria. Como a Câmara não tinha um local determinado para suas reuniões, elas então ocorriam na Igreja Matriz São Vicente Férrer.

Quando a Vila Nova de Formiga foi elevada à cidade em 6 de junho de 1858, seus primeiros vereadores foram: Wenceslau Alves Belo, Fancisco Cyrilo Ribeiro Souza, Manoel Teixeira de Magalhães Leite Jr, Manoel José Pereira, João Evangelista de Negreiros Macedo, Bernardino Faria Pereira e Costa e Reis.

Em 1861, a Câmara funcionava à antiga Rua do Rosário (próximo à antiga Igreja do Rosário), seu edifício era uma obra de madeira, mal construída. No o pavimento térreo situava-se a Cadeia, que não oferecia muita segurança. Era um edifício que não condizia com o título de "Paço da Câmara". Além de péssima construção e arquitetura, era visto com desprezo por todas as Câmaras.

Não foram localizados registros oficiais sobre as instalações da Câmara após essa época. Relatos de pessoas ligadas a essa Casa Legislativa informaram que a Câmara Municipal (neste período, diretamente ligada à Prefeitura) funcionou por um tempo à Rua Silviano Brandão, próximo onde hoje é o Fórum da Comarca de Formiga.

Posteriormente, quando o Poder Legislativo alcançou sua autonomia, com o retorno ao regime democrático em 1946, as sessões da Câmara passaram a ser realizadas no atual prédio da Prefeitura Municipal, porém, ficou assegurada a separação entre os Poderes Executivo e Legislativo.

Antes dessa autonomia, o Prefeito da cidade era também o Presidente da Câmara, sendo que, a partir do ano de 1947, pouco depois do fim da "Era Vargas", esse sistema foi abolido, existindo então as funções separadamente.

Nessa época, a partir de 1947, as reuniões eram realizadas com as portas fechadas, tinham caráter secreto e, o que era permitido tornar público, era registrado em Ata.

Com a inauguração do Prédio da Biblioteca Pública Municipal, Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, em 1981, as reuniões da Câmara passaram a acontecer no mesmo prédio. Lá havia um salão melhor estruturado para as sessões plenárias.

Em 2004, com a necessidade de ampliação do espaço físico da Biblioteca Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, o Legislativo Municipal mudou sua sede para o edifício do Clube Centenário de Formiga, à Praça Ferreira Pires nº 04, onde está até os dias de hoje.