Câmara

Carlos Eufrásio de Carvalho

5/03/1979 a 25/02/1980

            Filho de José Eufrásio de Carvalho e Miralda da Silva Carvalho, Carlos Eufrásio de Carvalho nasceu em Formiga no dia 13 de março de 1933. Era o terceiro filho da família e tinha 5 irmãos.

            José Eufrásio de Carvalho estudou no Rodolfo Almeida e no Colégio Antônio Vieira e sempre participou ativamente de atividades junto a sociedade formiguense; foi atleta e participou de vários torneios pela região, como jogador de voley do "Formiga Tênis Clube". Integrou vários blocos de carnaval.

            Após fazer o tiro de guerra, mudou-se para Belo Horizonte onde trabalhou por cinco anos no Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais e à noite estudava, vindo se formar pela "Escola Técnica de Minas Gerais" em 1955.

            Prestigiou o futebol mineiro, tornando se sócio benfeitor do "Clube Atlético Mineiro", ao adquirir uma cota. Voltou à Formiga e ajudou os irmãos a ampliarem os negócios.

            Casou-se em 28/11/1964 com Maria Cristina Mezêncio. Tiveram quatro filhos: Roberta, Carla, Taciana e Carlos André.

            Trabalhou e fez parte de várias diretorias do "Vila Esporte Clube", seu time de coração e do "Contry Clube", sendo Presidente deste por 2 anos (1971-1973) onde fez grandes melhorias. Sócio fundador do "Lions Clube de Formiga" recebeu sua filiação em 13/02/66. Através do então prefeito Antônio da Cunha Resende, conseguiu um terreno, construindo com a ajuda de vários colaboradores a sede oficial do Lions e a "Apromid"(creche e lactário). No Lions foi presidente por 2 gestões e participou de quase todas as diretorias, conseguindo também como vereador que o Lions se tornasse de "Utilidade Pública".

            Por sete anos consecutivos participou da diretoria do Clube Centenário, foi Presidente em 1966 e 1967, e fez parte do "Conselho" por vários anos.

            Filiou-se ao MDB (hoje PMDB) e foi vereador por dois mandatos consecutivos, de 1973 a 1976 e reeleito 1977 a 1982. Presidente da Câmara no período 05/03/79-25/12/80.

            Na qualidade de congressista participou do 1º Congresso de Vereadores da Região Sudeste Brasileira em Nova Friburgo, recebendo diploma de participação.

            Foi nomeado líder da bancada do MDB no período de fevereiro de 1974 a 31 de janeiro de 1975 e secretário do partido.

            Como vereador, dentre indicações e projetos conseguiu a construção da via de acesso pelo engenho de Serra até a BR 354 em setembro de 1973; a colocação de vários telefones públicos em diversas praças; término da ponte de cimento que ligou a antiga "Charqueada" à cidade; Indústria de cal e derivados de cimento entre outros.

             Carlos  Eufrásio de Carvalho viajou pelo Brasil em convenções do Lions, pela Europa, Paraguai e gostava muito de Guarapari! Criador de gado e cavalos raça campolina, trabalhou em vários leilões de gado. Fez parte do Coral "Amantes da Seresta" e sempre era convidado para cantar nos conjuntos da cidade.

            Ao longo de sua vida sempre trabalhou e ajudou os mais necessitados e soube respeitar seus semelhantes. As sementes por ele lançadas continuam a frutificar mesmo depois de sua partida.

            Carlos Eufrásio de Carvalho faleceu em São Paulo no dia 07/04/95 após cirurgia do coração.