Câmara

Pedro Gonçalves Valadão

31/01/1959 a 1º/02/1960 / 27/01/1975 a 29/11/1976 / 03/01/1977 a 31/01/1977

          Nasceu em 22 de setembro de 1917, em Formiga MG, no antigo povoado denominado cachoeira do Areão, filho de Pedro Nunes Valladão de de Maria das Dores Valladão (D. Lica), iniciou seu curso primário na Escola Rural de Cachoeira do Areão, intercalando seus estudos com a lida no campo.

          Mais tarde, em 1937, tornou-se aluno do saudoso Ginásio Antônio Vieira e vindo concluir o ginasial na Escola Pedro II, no Estado do Rio de Janeiro em 1943. Considerado na época a formação ginasial o mais alto posto alcançado por um aluno que veio do meio rural, Pedro não se contentou. Com muita habilidade convenceu seu pai,  a prosseguir nos estudos. Assim ingressou na Escola Superior de Odontologia e Farmácia de Araraquara em São Paulo, hoje integrante da Universidade de São Paulo %u2013 USP.

          Em 1946 diplomou-se finalmente em Odontologia, destacando-se como um dos mais brilhantes alunos, sendo que antes mesmo de formado, nas suas férias, dedicava-se ao tratamento de dentes dos moradores sem recursos da zona rural.

         Como vereador, teve uma das mais brilhantes atuações, foi eleito por 6 mandatos. Presidente da Câmara Municipal por 3 vezes, sob suas mãos foram criadas e aprovadas centenas de leis em benefício da cidade de Formiga, como alterações no Regimento Interno da Câmara, alterações dos Códigos Municipais, criação do SAAE, lei de implantação da CEMIG.

         Foi interveniente nas mais importantes captações de obras junto aos Governos Estaduais e Federais. Conseguiu recursos para a construção da Cadeia Pública; construção do Centro de Saúde, hoje Policlínica de Formiga, aquisição de terreno para Escola Normal de Formiga, hoje escola que leva o nome de sua saudosa esposa D. Jalcira Santos Valladão.

          Dr. Pedro Valladão carinhosamente conhecido como Sinuca, nunca escondeu sua preocupação com o trabalho e emprego; educação e saúde voltado toda sua atuação política a esses pilares fundamentais.

          Encerrou suas atividades públicas como Assessor da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Minas Gerais, onde foram os inúmeros atendimentos a estudantes e professores, auxiliando-os em bolsas de estudo, efetivações, transferências e tantos outros benefícios à população de Formiga.

* Fonte: biografia para homenagem em 1998, resumida.