Câmara

Vicente de Paulo Vaz

1º/02/1960 a 20/08/1960

Dr Vicente de Paula Vaz - Dr. Filhinho

           Natural de Formiga %u2013 MG, Vicente de Paulo Vaz nasceu em dois de julho de 1918, filho de João Vaz da Silva e de Maria José Rodarte Vaz.  Um fato curioso é que quando seus pais foram registrá-lo, ainda não tinham definido o nome, então pediram ao chefe do cartório para deixar o espaço do nome em branco, sendo assim, uma tia começou a chamá-lo de filhinho e assim ficou; quando completou 7 anos e teve que ir para a escola, seus pais então tiveram que providenciar o nome para a certidão de nascimento. Dr. Vicente de Paulo Vaz ou Dr. Filhinho, cursou a Escola Normal Oficial de Formiga. Transferiu-se para o Rio de Janeiro onde realizou curso complementar por dois anos, ministrado por alguns professores da Faculdade de Medicina. Prestou vestibular em janeiro de 1937, habilitando-se ao curso de Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, conhecida por Faculdade da Praia Vermelha.

            Graduou-se em medicina em oito de dezembro de 1942. Regressou então a Formiga começando a clinicar em 1943.

            Atuou como medico no antigo prédio da Santa Casa de Formiga ao lado dos doutores Olemar Lacerda de Oliveira %u2013 primo do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira %u2013 Javert de Barros, Mário de Castro, Artur Diniz e Henrique Braga. Foi diretor clínico da Santa Casa e participou da construção do prédio atual, quando planejou a primeira "enfermaria de crianças" da região.

            Dr. Filinho realizou a primeira cesariana em Formiga

            Aposentou-se no cargo compulsoriamente aos 70 anos, em 1988, mas mesmo depois de aposentado, era procurado por várias pessoas a procura de seu atendimento.

            Dr. Vicente faleceu em 29 de junho de 2004.