Câmara

José Augusto de Souza Júnior

1º/01/1956 a 2/03/1956 31/01/1967 a 12/09/1967

         José Augusto de Souza Júnior, nasceu em 01 de março de 1906 %u2013 filho de José Augusto de Souza (Sr. Zequinha) e Vicentina Generosa de Souza, fazia parte de numerosa família, foi casado com Maria Oscarina de Souza - (D. Bia), tiveram cinco filhos, e todos foram bem instruídos.

         Sendo um dos primeiro comerciantes de Formiga, José Augusto de Souza Júnior esteve à frente do comércio varejista da terra, e em 1945 juntamente com Mariano Silva se empenhou num grande projeto empreendedor no setor imobiliário, onde juntos fundaram 4 vilas, e que futuramente se tornaram bairros: Nirmatele, Souza e Silva, Água Vermelha e Santa Maria, onde construíam algumas casas no local e vendiam o restante dos lotes em ate 5 anos. Trabalhando com Mariano Silva por mais de 40 anos, outorgou 3580 escrituras de compra e venda, sendo ele o campeão no município de outorga de escrituras.

        José Augusto de Souza Júnior era filho de sapateiro; conhecido popularmente como "Juquinha do Dragão" tinha como gosto a leitura, o que fez dele um homem culto, que entendia e escrevia muito bem sobre qualquer assunto. Além de ser um homem progressista, um visionário, amigo leal e um trabalhador incansável, era também uma pessoa encantadora.

         Foi vereador por 4 legislaturas, de 1955 à 1970, Presidente da Câmara por 2 gestões, 1956 e 1967, sempre eleito com elevada votação sua preocupação era com o bem estar da população formiguense.

         Juquinha do Dragão sempre foi um guerreiro nato e incansável lutador; conseguiu alcançar assim uma estrutura financeira que possibilitou oferecer conforto para sua família. Faleceu em 1980, após conviver por mais de 50 anos com D. Bia; deixou para a família um grande vazio, mas que ao mesmo tempo é preenchido com suas lições de vida e lembranças do seu modo de ser: "Ser um marido exemplar, carinhoso e carismático com todos".